quarta-feira, 16 de março de 2016

Um pouco de história: Tênis All Star, história e curiosidades!


    A história do All Star começou em 1908, na cidade norte americana de Maldens, Massachusetts. Foi lá que o empresário Marquis Mills Converse abriu a Converse Rubber Show Company, empresa dedicada á produção de calçados de borracha. Em 1910, já produzia cerca de 4 mil pares de sapatos por dia.
    Em 1917, a companhia desenvolveu uma linha de calçados feitos de lona de borracha. Apaixonado por tênis esportivos, o jogador de basquete Charles "Chuck" Taylor juntou-se à empresa em 1921 e sugeriu duas mudanças fundamentais no design do All Star: reforço do calcanhar, para melhorar o apoio do jogador, e fissuras no solado, para diminuir a derrapagem nas quadras.
    Em 1939, a equipe do New York Rens venceu o campeonato nacional de basquete dos EUA usando All Stars. A marca dominou as quadras até o final dos anos 70, qundo foi vencida pela tecnologia de amortecedores da Nike.
    Durante a Segunda Guerra Mundial, a converse modificou sua linha de produção e criou a bota "A6 Flying" para atender aos pés dos soldados americanos no front. Nos anos 60, os calçados tornaram-se comuns nos pés dos estudantes universitários que protestaram contra a Guerra do Vietnã.
    Em 1996, é lançado o modelo cano baixo do All Star, conhecido como All star Oxford. Já soberano entre os jogadores de basquete, em 1966 o tênis passa a ser produzido em mais cores, para combinar com as camisas dos times. Até então, o produto só era produzido em preto e branco.
    Ícone da moda, o tênis All Star foi utilizado por personalidades como o ator James Dean, a Princesa Diana e o roqueiro Kurt Cobain. No mundo da música, o All Star é onipresente desde a década de 60: George Harrison usou um par de All Star preto no último show dos Beatles, em 1969; os pés punks dos Ramones e Sex Pistols viviam enfurnados em All Stars, assim como os do vocalista do Joy Division, Ian Curtis. Mais recentemente, o tênis compôs o visual dos meninos do The Strokes e Green Day e da cantora Avril Lavigne, entre muitos e muitos outros! 
    Em 105 anos de existência, o All Star já bateu a marca de 1 bilhão de pares de tênis em 160 países.
    O All Star chegou ao Brasil na década de 1980. Hoje, os modelos mais vendidos são os clássicos de cano baixo preto, branco e vermelho. Existem mais de 1.200 modelos à venda no país.
    Como parte da comemoração do centenário da marca, foi lançada em 2008 um edição especial, estampada com escritos e desenhos tirados do diário do cantor Kurt Cobain.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário